O Brasil sob ameaça externa: debatendo a condição prévia para um país impor a vontade sobre si mesmo

Von Bruno Lima Rocha23/09/2026 às 13:24194 Aufrufe
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Brasil de Fato

O Brasil está vivendo seus dias prévios ao primeiro turno das eleições gerais de 2026 e explicitamente, um dos dois países mais poderosos do planeta (Estados Unidos), intenta influenciar diretamente tanto o resultado do pleito como os marcos do processo decisório do governo que venha a assumir em 1º de janeiro de 2027.

Um dos candidatos favoritos, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) teria convidado o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (chanceler do governo Trump 2), a criar uma equipe de transição conjunta binacional. Na prática, é admitir uma subordinação direta, sem travas, sem eufemismos e nem pudor algum. 

O que era para ser um escândalo, fica “normalizado” como parte das “narrativas” de campanha. Como uma sociedade chega a esse ponto de relativização? A noção de soberania parece ser para uma ampla camada da população algo abstrato, a não ser que toquem em algum ativo importante na vida cotidiana, como o meio de pagamento eletrônico nacional automático e não tributado, o Pix. 

Ameaçar o Pix é ameaçar a sobrevivência de milhões de brasileiras e brasileiros. Isso é compreensível. E o tema das terras raras e minerais estratégicos? Proporcionalmente, essa riqueza mineral está para o século 21 como o petróleo e o combustível fóssil esteve para o século 20. Mas, o debate de uma estatal de Terras Raras, a Terrabras, foi pautado? Houve um movimento do tipo “O Petróleo é nosso”? Evidente que não.

Pelo argumento lógico, a “defesa da soberania” é uma bandeira política que só pode ser acionada em nível massivo, indo além da simbologia, escapando das armadilhas da chamada “guerra cultural”. Os passos são lógicos. A demonstração de uma liderança consequente, disposta a realizar os sacrifícios necessários, e o acionamento das maiorias, com grandes concentrações e objetivos diretos. 

As lições tomadas pelos países latino-americanos quando passaram situações semelhantes ao longo dos séculos 19 e 20 é a mesma. No corrente século, o sequestro do presidente Nicolás Maduro e Cilia Flores em janeiro deste ano de 2026 na Venezuela é o exemplo do que não se deve fazer. Intensas manifestações populares em defesa da República Bolivariana não foram acompanhadas de um dispositivo militar à altura do desafio. 

Se retrocedemos para o ano de 1982, algo semelhante se deu na Argentina. A ditadura militar – ilegítima e genocida – não se preparou corretamente para um conflito prolongado com o Reino Unido (patrocinado pelos EUA). Seria uma guerra convencional assimétrica de longo prazo e não uma vitória fácil como fora vendida pela mídia oficialista argentina. O resultado todos conhecemos e as mazelas seguem até hoje, com a exploração da riqueza natural oceânica por empresas ocidentais e sionistas. 

A mobilização nacional deve vir conexa com a garantia de compromisso de melhoria real das condições materiais de vida. A conta é de chegada. Se o “objetivo soberano” traz ou não melhora direta nos índices de desenvolvimento humano e social? Porque, por mais estratégica que seja uma riqueza – como o petróleo – se os ganhos não estiverem diretamente alocados em políticas públicas universais, transferência de renda e aumento real de salário sem inflação significativa, tudo fica mais difícil. 

Entendemos que as lições do Irã são transferíveis. Se o modelo de república islâmica é específico de uma sociedade, os elementos básicos não. Vejamos:

– a renda nacional estratégica (petróleo, gás e derivados) é preservada como forma de investimento em industrialização e novas cadeias de valor;

– a noção de soberania está diretamente vinculada às condições materiais de vida, apesar de bloqueios e sanções impostos por EUA e aliados;

– a sociedade civil não está atravessada por algoritmos manipulados por empresas estrangeiras (a exemplo do que ocorre no Brasil);

– as instituições formais têm um sistema de complementaridade onde não se pode hipotecar ou vender o país, apesar da alternância dos partidos políticos no comando do Poder Executivo.

Trazendo as lições para a América Latina, dada nossa complexidade e diversificação, alguns apontamentos mínimos podem indicar caminhos:

– mobilizar socialmente por objetivos diretos, como na campanha O Petróleo é nosso;

– comprometer publicamente que as riquezas primárias sejam industrializadas e a renda nacional alocada ao menos em parte para diminuir a desigualdade e garantir os aumentos reais de salário mínimo e benefícios (como Bolsa Família e BPC);

– admitir de uma vez por todas que a soberania nacional é a soberania popular na formação de um povo real, concreto e diverso, superando os complexos da herança maldita neocolonial e a estupidez de uma elite subalterna que se contenta em impor péssimas condições de vida internas e ser braço auxiliar de um Império Decadente, ou viver da parasitagem financeira e da venda de commodities primárias.

O que parece sair de um manual de geopolítica é mais que válido para os dias atuais e ganhará importância ainda maior nos anos que seguem.

*Bruno Lima Rocha Beaklini é jornalista da HispanTV Brasil, doutor em ciência política, tem pós-doc em economia política internacional e é professor de relações internacionais.

**Publicado originalmente em https://hispantv.substack.com/p/o-brasil-sob-ameaca-externa-debatendo

***Para mais textos de informação econômica e análise tendo o Irã como referência, acessar o Substack – https://hispantv.substack.com/publish/home

****Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Quelle
Brasil de Fato
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.