Zuenir Ventura, Vigário Geral e a cidade que ainda precisa se encontrar

By Richard Santos24/09/2026 às 12:2652 views
Rio de Janeiro precisa encontrar caminhos para pacificar a cidade
Rio de Janeiro precisa encontrar caminhos para pacificar a cidade
Brasil de Fato

Conheci Zuenir Ventura em 1993, em Vigário Geral. A comunidade ainda vivia o luto pela chacina que assassinara 21 moradores. Naquele domingo, estávamos ali com o Grupo Cultural AfroReggae para realizar uma atividade que durou o dia inteiro. Havia crianças, música e o esforço de construir, junto com os moradores, um espaço de convivência em meio à dor. Era o AfroReggae em seus primórdios, e eu fazia parte daquela organização.

Eu também integrava o Centro de Articulação das Populações Marginalizadas, o CEAP, onde atuava na articulação da juventude negra. Estavam conosco o saudoso Jorge Damião, outro diretor do CEAP, José Júnior, Teco Rastafari, Mônica, Arcélio Farias, Marcelo Yuka e tantos outros companheiros daquela caminhada. José Júnior e Teco Rastafari estavam entre os criadores do AfroReggae e seguem ligados à sua direção. Marcelo Yuka, também saudoso, seria conhecido como um dos criadores e fundadores da banda O Rappa. Naquele tempo, eu era o Big Richard, um jovem do hip-hop que encontrava na cultura uma forma de organização e luta. Zuenir também estava lá. Foi assim, dividindo um dia de trabalho em Vigário Geral, que nossas histórias se cruzaram.

Ao final da atividade, o comando local da Polícia Militar decidiu interromper o evento. Até então, tudo transcorria de forma tranquila. A polícia entrou na comunidade e nos tratou como suspeitos, como se a presença de jovens negros organizando cultura e convivendo com os moradores bastasse para nos associar ao crime. Houve tiros, repressão e medo. Saímos dali com a ajuda de moradores que, mesmo expostos à violência, nos protegeram.

Guardo uma lembrança muito nítida daquele contraste. Durante o dia, tínhamos visto o que uma comunidade era capaz de fazer por suas crianças e por sua própria vida coletiva. Ao anoitecer, vimos a facilidade com que uma ação cultural podia ser tratada como ameaça. Para nós, jovens negros, aquela abordagem tinha um significado conhecido: a suspeita chegava antes de qualquer pergunta.

Escrevi sobre o episódio no AfroReggae Notícias, jornal publicado pelo grupo. A imprensa carioca também registrou o ocorrido. Mais tarde, Zuenir o retratou em Cidade partida, livro que considero um clássico. Nas páginas da obra, ele registrou também minha atuação na juventude negra e no hip-hop naquele período. Ver aquela experiência narrada por alguém que estivera conosco tinha um peso especial. Zuenir conhecia a cena, as pessoas e o trabalho que tentávamos construir.

O título de seu livro continuou a me acompanhar. A cidade partida estava diante de nós naquele domingo: uma cidade na qual a entrada de um grupo cultural numa favela podia despertar desconfiança policial, enquanto os moradores precisavam proteger quem tinha ido até lá para estar com eles. A chacina já havia mostrado, da maneira mais cruel, o valor desigual atribuído às vidas no Rio de Janeiro. O que vivemos depois expunha outra parte dessa mesma lógica, presente até em um dia dedicado à música e às crianças.

A morte de Zuenir, em 22 de setembro, me devolve àquele encontro. Penso no repórter que foi a Vigário Geral e acompanhou de perto seus moradores. Penso também no homem com quem, desde então, desenvolvi uma relação de carinho. Sempre que nos encontrávamos, havia o reconhecimento de quem compartilhara um momento difícil e guardava dele uma memória comum.

Neste setembro, pouco antes de receber a notícia de sua partida, estive novamente no Rio de Janeiro. Era o mês do meu aniversário. Moro hoje em Salvador, cidade que também conhece a violência e as marcas profundas da desigualdade. Volto ao Rio sempre que posso, mas desta vez o retorno ao Rio Comprido, meu bairro de origem, me atingiu de maneira particular. Caminhei por lugares que fazem parte da minha história e tive a sensação de que aquela cidade que chamávamos de partida agora está fraturada, sangrando a céu aberto.

Não escrevo isso como quem se espanta com uma realidade que acaba de descobrir. Conheço o Rio, suas potências e suas feridas. Talvez tenha sido justamente por conhecê-lo que o choque tenha sido tão forte. O tempo passou, muita coisa mudou na minha vida e na vida daqueles companheiros de 1993, mas certas cenas continuam familiares demais. A distância entre a cidade que se apresenta ao mundo e aquela vivida por seus moradores segue sendo medida no direito de circular, de criar os filhos, de fazer cultura e de voltar para casa.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

Hoje assino Richard Santos. Sou professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, fiz pós-doutorado, participo do comitê de acompanhamento das decisões do 9º Congresso Pan-Africano ligado à União Africana e, neste momento, exerço a função de chefe de gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, a Sepromi. Mas o Big Richard nunca deixou de me acompanhar. Ele está presente na maneira como escuto os jovens, como compreendo a força política do hip-hop e como reconheço, em cada território, pessoas criando caminhos onde tantos só enxergam problemas.

É também por carregar essa história que continuo sentindo a cidade partida. Hoje, talvez possamos chamar de país partido a tecnologia social e política que produz essas fraturas, distribui proteção de forma desigual e ensina parte da população a conviver com a dor da outra parte. Às vésperas de mais uma eleição, essa experiência não pode ser reduzida a uma disputa de palavras. Ela diz respeito às condições concretas de vida e às decisões que tomamos sobre o futuro do Brasil.

Escrevo para agradecer a Zuenir por essa convivência e por ter ajudado a registrar uma história que pertence, antes de tudo, aos moradores de Vigário Geral. Escrevo também porque lembrar aquele domingo é lembrar o trabalho de uma geração que respondeu à violência com organização, cultura e presença. Muitos dos companheiros que estiveram ali já partiram. Sua contribuição permanece nas histórias que contamos e nas iniciativas que ajudaram a criar.

Passados mais de trinta anos, ainda precisamos perguntar quanto a cidade mudou para a juventude negra de suas periferias. Essa pergunta atravessa minha lembrança de Zuenir Ventura e me acompanhou na recente volta ao Rio Comprido. Enquanto houver famílias obrigadas a temer a violência policial e jovens cuja participação cultural seja recebida com suspeita, Vigário Geral continuará nos pedindo atenção.

Despeço-me de Zuenir com tristeza e afeto. Foi em Vigário Geral que o conheci. É de lá que hoje me vem a lembrança mais forte dele: presente, atento, compartilhando conosco um dia que não terminou quando saímos da comunidade. Ao recordar aquele domingo, lembro também o compromisso que assumimos ali. O Big Richard de 1993 e o Richard Santos de hoje seguem fazendo a mesma pergunta: que cidade, e que país, estamos dispostos a construir juntos?

*Richard Santos é escritor, pesquisador, docente e extensionista da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde atua como professor nos Programas de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais e em Estado e Sociedade. Possui Pós-doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo. Diretor Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor do livro “Maioria Minorizada: um dispositivo de racialidade”.

**Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Source
Brasil de Fato
Open original ↗
Was this news useful?

Debates 0

Be the first to contribute to the debate.

Share your information and promote your argument

Do not hesitate to publish information or data that may be positive or useful.

To join the debate, log in or create a free account.