O rastro das águas no Rio Grande do Sul: quando o colapso climático expõe o abismo social

Von Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre01/10/2026 às 14:4837 Aufrufe
enchentes no rs
enchentes no rs
Brasil de Fato

Moisés Waismann, Rute Henrique da Silva Ferreira, Lucimar Fátima Siqueira e Paula Pinhal de Carlos*

O mês de maio de 2024 não passará como mais uma página de chuva no calendário do Rio Grande do Sul. Ele ficou gravado na carne e na memória coletiva como o momento em que a crise climática deixou de ser uma ameaça abstrata e se revelou em toda a sua violência socioambiental. Dados recentes da Pesquisa Especial sobre as Enchentes (PEERS/IBGE), sistematizados pelo Observatório Unilasalle, traçam o raio-X da devastação na Região Intermediária de Porto Alegre: dos 1,38 milhão de domicílios ali existentes, 92,7% (1.280.502 residências) sofreram algum impacto direto ou indireto da tragédia.

A leitura observação dos números expõe o caráter sistêmico do desastre. A água não apenas invadiu casas; ela paralisou a infraestrutura, desmantelou serviços públicos e escancarou a vulnerabilidade a que a população está submetida. Mais de um milhão de lares viram sumir das torneiras a água potável e das tomadas a energia elétrica. As redes de comunicação caíram e o transporte público entrou em colapso.

Entretanto, o desastre caiu sobre todos, a dor e a capacidade de resposta não foram distribuídas de forma igual. É preciso dar nome àquilo que os dados revelam: o trauma tem classe, cor e gênero.

Com uma população atingida de mais de 3,7 milhões de pessoas no recorte da análise, o levantamento mostra que as mulheres representam a maioria dos afetados (1,94 milhão). Historicamente encarregadas da gestão do cuidado familiar e comunitário, foram elas as primeiras a reorganizar a vida em abrigos improvisados e a articular redes de solidariedade no caos. O desastre também atingiu com força as crianças e adolescentes (733 mil) e os idosos (712 mil) vivenciaram a perda repentina de seus territórios, rotinas e referências de segurança.

O rastro do evento socioclimático escancara, sobretudo, as falhas de governança e a lentidão do Estado. Pelo menos 538 mil famílias precisaram abandonar suas casas por ao menos uma noite para escapar da subida das águas, e mais de 610 mil pessoas mudaram de endereço durante a crise. No entanto, enquanto mais de 221 mil moradias necessitaram de reconstrução urgente ou reassentamento por terem sido destruídas ou severamente danificadas, a ajuda financeira emergencial do poder público chegou a apenas 362 mil domicílios. Significa dizer que cerca de 73,5% dos lares da região ficaram desassistidos do auxílio financeiro no período mais crítico.

Essa lacuna na proteção social reflete-se diretamente sobre o bem estar da classe trabalhadora. Quase 1,5 milhão de moradores relataram uma piora drástica na capacidade da renda familiar de cobrir as despesas básicas mensais — reflexo imediato do encarecimento do custo de vida, do trabalho informal paralisado e da reposição forçada de bens essenciais perdidos na lama.

O impacto se estendeu também para aquilo que não se pode mensurar em metros quadrados de alvenaria. Também existem as marcas psicológicas deixadas. O trauma do resgate, o medo do retorno da chuva e a incerteza do futuro geraram uma epidemia de sofrimento psíquico. Para agravar o cenário, a comunicação pública falhou: mais de 2,1 milhões de moradores declararam desconhecer qualquer medida preventiva adotada pelo Estado para evitar novas tragédias, e a maioria reprovou as obras de recuperação executadas nas áreas atingidas.

Essa realidade não serve apenas para documentar o passado; eles funcionam como um alerta urgente para o presente. A crise climática não é um “evento natural” imprevisível, mas um processo amplificado por escolhas políticas, falta de planejamento urbano e sucateamento das redes de proteção e escoamento.

Reconstruir o Rio Grande do Sul não pode significar erguer as mesmas estruturas frágeis nos mesmos lugares de risco, tampouco normalizar que a conta da adaptação climática seja paga pelos mais vulneráveis. Exige-se uma reconstrução orientada pela justiça climática, onde o direito à moradia digna, à saúde mental, ao saneamento e à informação transparente seja garantido como política central de Estado — e não como mera promessa de emergência que recua junto com o nível dos rios.

*Moisés Waismann, Rute Henrique da Silva Ferreira e Paula Pinhal de Carlos: professores e pesquisadores da Universidade La Salle.

**Lucimar Fátima Siqueira: pesquisadora da Universidade La Salle.

***Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Quelle
Brasil de Fato
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.