Darwinismo Quântico: do quântico para o clássico

07/10/2026 às 22:205 visualizações
José Roberto Castilho Piqueira
José Roberto Castilho Piqueira
Jornal da USP

Por José Roberto Castilho Piqueira, professor da Escola Politécnica da USP

 Publicado: 07/10/2026 às 19:20

Imagem do artigo

No texto sobre Física da Informação elenquei alguns aspectos da interpretação clássica dos fenômenos físicos que seguem o ponto de vista do realismo, isto é, suas propriedades independem da presença de medições sobre eles, considerando-os separáveis dos instrumentos de medida.

No mundo quântico, objetos submetidos a medições e os instrumentos que, supostamente, executam a operação deixam de ter existências independentes, constituindo conjuntos que devem ser interpretados como inseparáveis.

A tentativa de atribuir propriedades quânticas aos fenômenos de nossa vida cotidiana tem gerado interpretações equivocadas que levam a charlatanismos como formas de tratamento, transportando conceitos como princípio da incerteza, emaranhamento e superposição de estados, próprios do mundo quântico, para a vivência diária, própria do mundo clássico.

Normalmente, as pessoas com algum conhecimento de ciências se contrapõem a essas ideias equivocadas, entendendo que as leis da física quântica só se aplicam ao mundo microscópico, isto é, à estrutura atômica íntima da matéria e não a fenômenos macroscopicamente perceptíveis.

Entretanto, em meio a essa discussão cabe uma questão séria: os fenômenos macroscópicos, descritos de maneira clássica, ocorrem em corpos constituídos intimamente por moléculas, átomos e partículas subatômicas, cujo comportamento se descreve quanticamente.

Como se dá essa transição do quântico para o clássico é problema fundamental para a interpretação da física quântica. Levado pela curiosidade de pensar sobre essa questão, com a devida licença dos bons amigos físicos que tenho, fui procurar alguma literatura sobre o assunto.

Essa é uma das maravilhas proporcionadas pelo progresso tecnológico, a possibilidade de fugir dos fabricantes de cliques e ir para sites que contêm textos excelentes e idôneos sobre ampla variedade de assuntos.

Nessa linha, encontrei o livro de Nenad Balaneskovic (1984-): Random Unitary Operations and Quantum Darwinism, editado pela Scholars’ Press, em Darmstadt. Trata-se da edição da tese de Ph.D. do autor, apresentada à Technische Universität Darmstadt. Para mais detalhes sobre Balaneskovic, basta consultar a página do autor no GitHub.

Balaneskovic divide a discussão sobre a transição quântico-clássico em três questões básicas:

• Existência de quantidades físicas (observáveis) preferenciais, isto é, porque os sistemas físicos são observados em estados definidos (visão clássica) e não em superposição de estados (visão quântica);
• Dificuldade de observação dos efeitos da interferência quântica em escalas macroscópicas;
• Porque as medições dão um resultado específico, escolhido entre os possíveis de uma distribuição quântica de probabilidades.

A terceira questão proposta constitui o chamado problema da medida em mecânica quântica, objeto de amplas discussões, mas ainda não totalmente resolvido.

As duas primeiras questões, importantes para o possível entendimento da transição quântico-clássico, podem ser tratadas dentro do formalismo da física quântica, conforme apresentado no trabalho pioneiro de Hugh Everett III (1930–1982), publicado no periódico Reviews of Modern Physics, em 1957, sobre a interpretação de múltiplos universos.

Partindo das ideias de Everett III, foram desenvolvidas teorias relacionando a possibilidade de apresentar a emergência do clássico (macroscópico) a partir do quântico (microscópico) considerando informação memorizada nas interações sistema-ambiente.

Como sempre tive curiosidade sobre as aplicações da teoria da informação, apesar de alguns colegas acharem que ela só se aplica a códigos corretores de erros, fui buscar a relação dessa teoria com as questões da física clássica e quântica.

Navegando pelos sites de indexação de periódicos, encontrei um artigo de Robin Blume-Kohout (1976-) e Wojciech Hubert Zurek (1951-), publicado em Foundations of Physics, na edição de novembro de 2005. Esse artigo, de razoável acessibilidade, despertou-me para o conceito de Quantum Darwinism, bem elucidado pelos autores.

A minha curiosidade pelo tema ficou bastante aumentada pelo uso da palavra que expressa um conceito fundamental da biologia relacionando-o a questões da física. Encontrei, então, um novo trabalho de Zurek, publicado no periódico Nature Physics em 2009. Trata-se de discussão ampla e clara da origem do termo Darwinismo Quântico.

Zurek explica que o uso do termo vai além do significado metafórico, com o fenômeno da decoerência quântica atuando como partícipe da emergência dos comportamentos macroscópicos originados por fenômenos microscópicos. A decoerência como parte da evolução temporal de um sistema aberto modela a memorização e otimização dos estados do sistema, expressos pelos observáveis mensuráveis.

Além da física, o conceito de Darwinismo Quântico aparece no contexto de economia, pelo trabalho dos pesquisadores paquistaneses Azhar Iqbal e Asif Houssain Toor, cujas datas de nascimento não consegui obter.

Na publicação do periódico Physics Letters-A, de março de 2002, Igbal e Houssain discutem, no contexto de teoria dos jogos, a possível existência de várias situações de equilíbrio (Nash equilibrium) em jogos quânticos de múltiplos agentes, cujo comportamento evolui no tempo de acordo com a otimização do ganho e a respectiva adaptação dos agentes ao ambiente.

Para aqueles que também tiveram a curiosidade aguçada, proponho começar por Igbal e Houssain e aproveitar da transdisciplinaridade.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)

Imagem do artigo
Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Fonte
Jornal da USP
Abrir original ↗
Esta notícia foi útil?

Debates 0

Seja o primeiro a contribuir com o debate.

Difunda suas informações e promova seu argumento

Não se acanhe de publicar alguma informação ou dado que possa ser positivo ou útil.

Para participar do debate, entre com sua conta ou crie uma gratuita.