Darwinismo Quântico: do quântico para o clássico

07/10/2026 às 22:2011 visualizações
José Roberto Castilho Piqueira
José Roberto Castilho Piqueira
Jornal da USP

Por José Roberto Castilho Piqueira, professor da Escola Politécnica da USP

Imagem do artigo

No texto sobre Física da Informação elenquei alguns aspectos da interpretação clássica dos fenômenos físicos que seguem o ponto de vista do realismo, isto é, suas propriedades independem da presença de medições sobre eles, considerando-os separáveis dos instrumentos de medida.

No mundo quântico, objetos submetidos a medições e os instrumentos que, supostamente, executam a operação deixam de ter existências independentes, constituindo conjuntos que devem ser interpretados como inseparáveis.

A tentativa de atribuir propriedades quânticas aos fenômenos de nossa vida cotidiana tem gerado interpretações equivocadas que levam a charlatanismos como formas de tratamento, transportando conceitos como princípio da incerteza, emaranhamento e superposição de estados, próprios do mundo quântico, para a vivência diária, própria do mundo clássico.

Normalmente, as pessoas com algum conhecimento de ciências se contrapõem a essas ideias equivocadas, entendendo que as leis da física quântica só se aplicam ao mundo microscópico, isto é, à estrutura atômica íntima da matéria e não a fenômenos macroscopicamente perceptíveis.

Entretanto, em meio a essa discussão cabe uma questão séria: os fenômenos macroscópicos, descritos de maneira clássica, ocorrem em corpos constituídos intimamente por moléculas, átomos e partículas subatômicas, cujo comportamento se descreve quanticamente.

Como se dá essa transição do quântico para o clássico é problema fundamental para a interpretação da física quântica. Levado pela curiosidade de pensar sobre essa questão, com a devida licença dos bons amigos físicos que tenho, fui procurar alguma literatura sobre o assunto.

Essa é uma das maravilhas proporcionadas pelo progresso tecnológico, a possibilidade de fugir dos fabricantes de cliques e ir para sites que contêm textos excelentes e idôneos sobre ampla variedade de assuntos.

Nessa linha, encontrei o livro de Nenad Balaneskovic (1984-): Random Unitary Operations and Quantum Darwinism, editado pela Scholars’ Press, em Darmstadt. Trata-se da edição da tese de Ph.D. do autor, apresentada à Technische Universität Darmstadt. Para mais detalhes sobre Balaneskovic, basta consultar a página do autor no GitHub.

Balaneskovic divide a discussão sobre a transição quântico-clássico em três questões básicas:

• Existência de quantidades físicas (observáveis) preferenciais, isto é, porque os sistemas físicos são observados em estados definidos (visão clássica) e não em superposição de estados (visão quântica);
• Dificuldade de observação dos efeitos da interferência quântica em escalas macroscópicas;
• Porque as medições dão um resultado específico, escolhido entre os possíveis de uma distribuição quântica de probabilidades.

A terceira questão proposta constitui o chamado problema da medida em mecânica quântica, objeto de amplas discussões, mas ainda não totalmente resolvido.

As duas primeiras questões, importantes para o possível entendimento da transição quântico-clássico, podem ser tratadas dentro do formalismo da física quântica, conforme apresentado no trabalho pioneiro de Hugh Everett III (1930–1982), publicado no periódico Reviews of Modern Physics, em 1957, sobre a interpretação de múltiplos universos.

Partindo das ideias de Everett III, foram desenvolvidas teorias relacionando a possibilidade de apresentar a emergência do clássico (macroscópico) a partir do quântico (microscópico) considerando informação memorizada nas interações sistema-ambiente.

Como sempre tive curiosidade sobre as aplicações da teoria da informação, apesar de alguns colegas acharem que ela só se aplica a códigos corretores de erros, fui buscar a relação dessa teoria com as questões da física clássica e quântica.

Navegando pelos sites de indexação de periódicos, encontrei um artigo de Robin Blume-Kohout (1976-) e Wojciech Hubert Zurek (1951-), publicado em Foundations of Physics, na edição de novembro de 2005. Esse artigo, de razoável acessibilidade, despertou-me para o conceito de Quantum Darwinism, bem elucidado pelos autores.

A minha curiosidade pelo tema ficou bastante aumentada pelo uso da palavra que expressa um conceito fundamental da biologia relacionando-o a questões da física. Encontrei, então, um novo trabalho de Zurek, publicado no periódico Nature Physics em 2009. Trata-se de discussão ampla e clara da origem do termo Darwinismo Quântico.

Zurek explica que o uso do termo vai além do significado metafórico, com o fenômeno da decoerência quântica atuando como partícipe da emergência dos comportamentos macroscópicos originados por fenômenos microscópicos. A decoerência como parte da evolução temporal de um sistema aberto modela a memorização e otimização dos estados do sistema, expressos pelos observáveis mensuráveis.

Além da física, o conceito de Darwinismo Quântico aparece no contexto de economia, pelo trabalho dos pesquisadores paquistaneses Azhar Iqbal e Asif Houssain Toor, cujas datas de nascimento não consegui obter.

Na publicação do periódico Physics Letters-A, de março de 2002, Igbal e Houssain discutem, no contexto de teoria dos jogos, a possível existência de várias situações de equilíbrio (Nash equilibrium) em jogos quânticos de múltiplos agentes, cujo comportamento evolui no tempo de acordo com a otimização do ganho e a respectiva adaptação dos agentes ao ambiente.

Para aqueles que também tiveram a curiosidade aguçada, proponho começar por Igbal e Houssain e aproveitar da transdisciplinaridade.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)


Fonte
Jornal da USP
Abrir original ↗
Esta notícia foi útil?

Debates 0

Seja o primeiro a contribuir com o debate.

Difunda suas informações e promova seu argumento

Não se acanhe de publicar alguma informação ou dado que possa ser positivo ou útil.

Para participar do debate, entre com sua conta ou crie uma gratuita.